5dd46743c0570402953d1292

AirPods Pro: 21 dicas fantásticas #Parte 1

A Apple lançou há algumas semanas os seus auscultadores da linha AirPods com Cancelamento Ativo de Ruído. Assim, os novos AirPods Pro passaram a fazer parte da vida de muitos utilizadores. Mas será que...

AirPods Pro: 21 dicas fantásticas #Parte 1

A Apple lançou há algumas semanas os seus auscultadores da linha AirPods com Cancelamento Ativo de Ruído. Assim, os novos AirPods Pro passaram a fazer parte da vida de muitos utilizadores. Mas será que estão a usar com total proveito as capacidades destes dispositivos?

É essa a nossa proposta em 3 artigos que iremos lançar com dicas e sugestões de utilização. Vamos a isso?

Dicas de utilização dos AirPods

A Apple, seguindo a tendência que outras marcas deixaram no mercado, lançou vários equipamentos com Cancelamento Ativo de Ruído. Como os Beats não têm tanta expressão como os AirPods no mundo em geral, deixamos um completo manual de utilização das muitas funcionalidades dos AirPods Pro. Usem e abusem.

1 – Aprenda a tirar da caixa os AirPods Pro

Não estranhe, a Apple desenhou um tipo de casulo para os AirPods que se tentarmos tirar os auscultadores da caixa como o fazíamos nos modelos anteriores, vamos achar aquilo irritante. Contudo, a empresa de Cupertino não dá ponto sem nó e criou um movimento simples para os retirar.

Fácil verdade? Não tem nada que saber e depois de ver nunca mais se vai complicar.

2 – Emparelhar com o seu iPhone ou iPad

Quando os recebe e os abre pela primeira vez, o seu iPhone, que deverá estar perto, vai logo anunciar que tem ali ao lado novos dispositivos. Verá que o processo é muito simples e com os mais recentes iPhones e iPads, ainda é mais rápido sincronizar.






Utilizar o iPhone para configurar os AirPods

Se estiver a configurar os AirPods pela primeira vez, certifique-se de que o dispositivo está atualizado. Em seguida, efetue estes passos:

Aceda ao ecrã principal.
Abra a caixa que contém os AirPods e mantenha-a junto ao iPhone.
É apresentada uma animação de configuração no iPhone (conforme imagem em cima).
Toque em Ligar.
Se tiver AirPods Pro, leia os próximos três ecrãs.
Se tiver AirPods Pro ou AirPods (2.ª geração) e já tiver configurado a funcionalidade “Hey Siri” (Ei, Siri) no iPhone, pode utilizar a funcionalidade com os AirPods. Se ainda não tiver configurado a funcionalidade “Hey Siri” (Ei, Siri) e tiver AirPods Pro ou AirPods (2.ª geração), será iniciado um processo de configuração.
Toque em OK.
Se tiver sessão iniciada no iCloud, os AirPods são configurados automaticamente com qualquer um dos dispositivos suportados com sessão iniciada no iCloud com o mesmo ID Apple.

Nesta informação está tudo o que precisa para os ter emparelhados com o iPhone ou iPad.

3 – Dar um nome aos seus AirPods Pro

Agora que tem já os AirPods emparelhado, dê um nome aos seus auscultadores. Será uma forma mais “simpática” e útil de serem apresentados em vários dispositivos.

Assim, vá a Definições > Bluetooth > AirPods Pro. Dentro toque no botão de informações  para entrar nas várias opções dos AirPods Pro. Dentro desta área clique na opção Nome. Agora, na folha de nome, coloque o que entender.






Tal como pode ver nas imagens, são passos simples de fazer. Atente que existem várias opções para além de mudar o nome. Iremos falar delas mais à frente.

4 – Atualizar o firmware dos AirPods

Sim, estes dispositivos também têm software para gerir um vasto leque de funcionalidades. Esse software, de vez em quando, também recebe atualizações. Podemos verificar se há algo de novo e deixar o sistema operativo fazer o resto.

No artigo a seguir são descritos os passos necessários para verificar a versão atual do firmware dos AirPods e saber que há novidades neste ponto em concreto.


Atualmente, após termos feito este passo, a Apple já atualizou os AirPods Pro que temos em utilização. O abrir da área de informação poderá (ou não) forçar a que a atualização seja feita. Fica a dúvida.

5 – Fazer o teste para verificar se as almofadas são as ideais para si

A Apple, nesta versão dos AirpPods, pelo facto de ter o Cancelamento Ativo de Ruído, introduziu pequenas almofadas de silicone. Esse “tampão” irá vedar o canal auditivo para que o sistema de cancelamento ativo de ruído seja efetivamente eficaz. Contudo, cada pessoa tem as suas especificidades no ouvido e, por isso, a Apple disponibiliza 3 tamanhos de almofadas.

Qual devo utilizar?

Bom, até nisto a Apple quis ser precisa e promove um teste auditivo para os AirPods perceberem se estão a ser eficazes. Assim, para executar este teste vá a Definições > Bluetooth. Depois escolha a opção AirPods Pro e em frente à palavra Ligado toque no botão de informações  para entrar nas várias opções dos AirPods Pro. Agora neste menu clique em Teste de encaixe dos adaptadores auriculares. A seguir clique no botão Começar e por fim no botão Play.






O resultado irá dizer se as almofadas, os tais adaptadores, estão ou não adequados ao seu canal auditivo. Se não estiver, veja um dos outros que existem na caixa dos auriculares.

6 – Ativar o Cancelamento Ativo de Ruído

O iOS 13 trouxe novidades na gestão do som para gerir a novidade destes auscultadores. Assim, o grande salto tecnológico nestes auscultadores é mesmo a tecnologia de Cancelamento Ativo de Ruído. O sistema operativo móvel da Apple traz opções para ativar e gerir as diversas opções relacionadas.

várias formas de ativar o Cancelamento de Ruído. Podemos solicitar à Siri que o faça, podemos premir a haste dos AirPods Pro durante um segundo e a função é ativa, podemos gerir na Central de Controlo no seletor de som as opções ou podemos ir através do menu dos AirPods no Bluetooth.






Conforme podemos ver, existem 3 opções para gerir o Cancelamento Ativo de Ruído. Assim, podemos ter totalmente desligado e o som que ouvimos do exterior não é de todo cancelado, podemos ativar a opção Perceção (também conhecida como Transparência), aqui há um pequeno filtro que nos permite ouvir o som ambiente, mas com o ruído maior filtrado e temos a opção Cancelamento de ruído ativa.

Segundo a Apple, o Cancelamento de Ruído é ajustado 200 vezes por segundo para que se envolva por completo nas suas músicas, podcasts e telefonemas.

7 – Ativar o Cancelamento Ativo de Ruído apenas com um auscultador

Aqui basicamente é usar os AirPods à vez para ter o recurso Mão Livres. No trânsito, é obrigatório que use apenas um dos auscultadores e pode mesmo assim ter o Cancelamento de ruído ativo.

Desta forma, para o ativar só num auscultador vá a Definições > Acessibilidade > AirPods > Controlo de Ruído. Neste grupo ative a opção Cancelamento de ruído ao usar um AirPod.






Assim, poderá depois alternar entre o direito e o esquerdo aumentando significativamente a autonomia da utilização.

Em resumo… tem aqui a primeira parte de muitas e boas dicas. Saber usar bem os seus auscultadores da Apple pode aumentar o desempenho até ao nível profissional. Apesar de serem pequenos, estes cumprem na perfeição o que prometem.

Publicado por: Pplware

pair up!
Fechar Voltar