Tecnologia

Lista de telemóveis com maior radiação coloca OnePlus 5T no topo dos “mais perigosos”

A análise é alemã e aponta os telefones das fabricantes chinesas OnePlus e Huawei como os mais expostos à radiação. Modelos iPhone, Sony e Blackberry também constam da lista.

Uma preocupação recorrente no uso dos telemóveis é a exposição dos utilizadores às radiações eletromagnéticas. Problemas como fadiga, dores de cabeça, tonturas e perturbação no sono são apontados como sintomas ligados à exposição aos aparelhos de comunicações. Em casos mais graves podem mesmo provocar doenças cancerígenas e infertilidade, como alerta o departamento de saúde pública da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os smartphones são utilizados para um  número cada vez maior de funcionalidades e tarefas, deixando de funcionar apenas como aparelhos para fazer chamadas. E tornaram-se os amigos mais fiéis e permanentes, mantendo-se sempre por perto dia e noite. Para além dos adultos, há cada vez mais as crianças que têm acesso a um telemóvei, a maioria a partir dos 10 anos, sobretudo na interação com amigos nas redes sociais.

Embora não exista ainda um consenso entre a comunidade científica, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) criou em 1996 guias para medir a absorção da radiação pelo corpo humano durante a utilização de aparelhos eletrónicos, incluindo os telemóveis, sob a norma “Specific Absorption Rate” (SAR). Segundo o regulamento, o SAR atribuído à emissão da radiação do telemóvel é no máximo de 1.6 watts de energia absorvida por 1 grama de tecido do peso do corpo.

O departamento federal alemão para a proteção de Radiação (BfS) mantém uma extensa base de dados atualizada, com modelos novos e antigos, listando a respetiva emissão de radiação. Com base nesses dados, o portal de estatísticas Statista analisou os telemóveis com maior emissão e identificou o OnePlus 5T como o mais exposto à radiação, debitando 1.68 watts por grama. Seguem-se no “pódio” dos mais perigosos o Huawei Mate 9 com 1.64w /g e o Nokia Lumia 630 com 1.51w /g.

Segundo estes dados, os dois primeiros dispositivos violam as normas regulamentadas pela FCC, ultrapassando o valor máximo atribuído de 1.6 watts por grama. E observando os valores disponíveis nesta lista de telemóveis, constata-se que estes atingem o dobro da referência mínima listada na Blauer Engel (Blue Angel), entidade federal alemã que certifica os dispositivos amigos do ambiente. A mesma apenas atribui o certificado a telemóveis que tenham menos do que 0.60 watts por grama.

Publicado por: Tek