Esqueça o Windows 9

Próxima versão chama-se Windows 10

A Microsoft vai “saltar” um número nas versões dos sistemas operativos e a próxima edição vai chamar-se Windows 10 e vai estar disponível no próximo ano.Os rumores não se concretizam e a versão que tinha o nome de código Threshold afinal vai chamar-se … Windows 10.
A confirmação foi feita há minutos no evento de lançamento que está a decorrer em simultâneo em várias cidades, com o centro principal em São Francisco.

O regresso do saudoso Menu de Início, o Start Menu, é uma das mudanças, mas a Microsoft tirou mais cartas da manga, continuando a apostar num modelo para múltiplos ecrãs e dispositivos.

Apesar da apresentação de hoje, a Microsoft está a dividir as novidades em várias "fatias": este lançamento está mais focado na versão empresarial, com o programa de participação aberto à comunidade. No início de 2015 serão mostradas as funcionalidades mais viradas para o utilizador final.

A parte do desenvolvimento foi reservada para a conferência Build do próximo ano (em junho) e finalmente a versão final deve chegar às mãos dos consumidores só mais no final do próximo ano.

Há dias o presidente da Microsoft França teria deixado escapar alguns pormenores, e especulou-se que a empresa queria fazer um upgrade gratuito para quem já tem o Windows 8, mas a conferência de hoje adianta mais informação sobre a estratégia da Microsoft.

A preview técnica vai estar disponível já amanhã, provavelmente com novidades em relação às várias versões não oficiais que já circularam largamente pela Internet, e das quais o TeK foi dando conta.

As mudanças para as empresas, incluindo a experiência de utilização, segurança e capacidade de gestão técnica estão entre as mudanças destacadas na apresentação, mas a Microsoft quer mais colaboração dos utilizadores na mudança do sistema operativo e lançou o Windows Insider Program, uma base para o trabalho colaborativo que poderá mudar a forma como o sistema operativo que é usado por 1,5 mil milhões de pessoas é construído e chega aos utilizadores.

"O Windows 10 representa um novo passo de uma nova geração do Windows, abrindo novas experiências para trazer aos utilizadores novas formas de trabalhar, jogar e ligar-se", afirmou Terry Myerson, vice-presidente da área de sistemas operativos da Microsoft.

Sem modéstia, o executivo afirmou perante os jornalistas que este é o sistema operativo mais abrangente e o melhor lançamento que a Microsoft já fez na área de empresas, e que o trabalho será agora feito com a comunidade para concretizar o lançamento nos próximos meses.

O objetivo de ter a mesma experiência nos vários equipamentos e plataformas já vem do Windows 8, mas aprofunda-se agora: da Xbox aos PCs, telemóveis e tablets, mas também aos gadgets mais pequenos, o interface é o mesmo e as aplicações devem correr da mesma forma.

As novidades incluídas na preview técnica são: Menu de Início alargado - o regresso do menu dá acesso a várias funções, e às aplicações mais usadas, com um espaço que pode ser personalizado com as aplicações favoritas, programas, pessoas e sites Apps numa janela - as aplicações da loja do Windows podem ser abertas no mesmo formato que os programas tradicionais de desktop e podem ser redimensionadas e movidas pelo ambiente de trabalho Melhorias na mudança de aplicações - alternar entre diferentes apps é mais fácil e intuitivo, com um interface que permite ter quatro aplicações no mesmo ecrã Visualização de tarefas - há um novo botão para ver as aplicações abertas e ficheiros, permitindo mudanças rápidas e acesso fácil Vários desktops - em vez de muitas aplicações e vários ficheiros sobrepostos num único ambiente de trabalho o Windows 10 permite criar diversos ambientes que podem ser usados de forma alternada consoante os propósitos e projetos, incluindo ambientes pessoais e profissionais separados

Apesar da especulação de que a Microsoft poderia tornar o upgrade para o novo Windows gratuito, nada disso foi hoje confirmado. Mas também não foram divulgados quaisquer detalhes de preço.

Veja o vídeo com uma breve introdução à preview técnica, mas com recomendações de cuidado na instalação...

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi adicionada mais informação e o vídeo.

Publicado por: Tek