50b09178e05101286a0017ac

Como configurar a placa 3G da vodafone no Ubuntu 12.10

Há uns dias depois de instalar o Ubuntu 12.10 tentei configurar a minha placa de banda larga aqui no portátil, mas sem saber ainda bem o porque dava problemas. Ou não reconhecia a placa, ou ao tentava ligar esta estava tempos infinitos a tentar-se ligar à rede. Com este cenário tive de tentar encontrar uma solução que funcionasse, o que foi muito difícil já que ainda sou novato no mundo Linux.

Depois de algumas pesquisas recorri à ajuda do grupo Linux do Pplware e depois de lá colocar uma questão foi-me aconselhado o uso do Sakis3g. O Sakis3g é um ficheiro shell script que permite que qualquer modem 3G se ligue ao nosso computador com apenas alguns cliques.
Para utilizarmos o Sakis3g podemos fazer download aqui . Iremos então ser redireccionados para uma página idêntica à apresentada na seguinte imagem.
Ai devemos ter em atenção qual a versão que queremos fazer download. No meu caso fiz o download da versão “amd64 – Full version”.
Podemos fazer a instalação de duas maneiras, uma se clicarmos sobre a opção “Download” ai faz-se o download do repositório, ou então ir a opção “Instructions” e a partir da consola instalar e configurar a aplicação. Neste tutorial irei abordar a segunda parte já que é a que mais prefiro.
Ao abrirmos a opção “Intructions” aparece algo como o seguinte conjunto de comandos:
Depois devemos abrir a consola e entrar como root para ser mais fácil a instalação. Por isso basta carregar em Control+Alt+T e escrevemos o comando:
sudo su
Depois devemos colocar a nossa password e pronto entramos como root. De seguida devemos indicar a pasta onde queremos que o ficheiro fique acessível, no meu caso como o quero no ambiente de trabalho faço:
cd Área\ de\ Trabalho/
De seguida escrevemos os comandos que nos são apresentados acima para a configuração do Sakis3g:
wget “http://www.sakis3g.org/versions/latest/amd64/sakis3g.gz” echo “fd44ceb5336ef5cdab785d9301f39942 sakis3g.gz” | md5sum -c gunzip sakis3g.gz chmod +x sakis3g ./sakis3g –interactive
Este ultimo comando invoca a interface gráfica do Sakis3g que deve da seguinte forma:
Para nos ligarmos com o nosso ISP devemos então seleccionar a opção “Connect with 3G”. Seguidamente ele pede-nos que identifiquemos a interface onde a nossa banda larga esta ligada.
Isso vai depender sempre de pessoa para pessoa, o que podemos fazer é ir por tentativas e se não funcionar fechar a aplicação e voltar a correr de novo.
Depois de seleccionada a opção pretendida, no meu caso a “Interface #3” surgirá uma janela para colocarmos o pin do nosso serviço.
Nota: Cuidado que a senha não aparece escondida por uma mascara.
Depois de colocarmos o pin aparece uma janela para escolhermos o ISP (no meu caso, a Vodafone):
Ao escolhermos devemos aguardar um pouco e finalmente aparece a seguinte mensagem:
E pronto assim já podemos aceder a Internet. Sei que não é a melhor maneira devido a necessidade da consola que temos, mas depois destas configurações é tudo igual. Ir a consola como root, escolher a pasta onde temos o ficheiro do Sakis3g e correr o comando ./sakis3g.

Publicado por: Pplware

pair up!
Fechar Voltar