EDP está a enviar SMS aos clientes para estes pagarem faturas em atraso?

Em várias publicações no Facebook denuncia-se que clientes da EDP estão a receber mensagens nos telemóveis cujo objetivo é evitar que o serviço seja suspenso. Para isso, são enviadas a entidade e a referência que permitem o pagamento que saldaria a suposta dívida. “É tentativa de burla”, alerta-se numa dessas publicações. O Polígrafo confirmou que essas mensagens são fraudulentas e não foram remetidas pela empresa de energia.

“Caro cliente, iremos realizar hoje a suspensão da sua energia EDP. Pague no Multibanco o valor em atraso de 103,62€. Entidade: 21800 Referêndcia: 690 930 550 para evitar a suspensão do seu serviço. (O recebido emitido pelo terminal Multibanco serve como prova de pagamento)”, lê-se na mensagem alegadamente enviada pela EDP Comercial a inúmeros clientes da empresa de energia portuguesa. 

Em várias publicações nas redes sociais exibem-se imagens do SMS e alerta-se para que nada seja pago porque se trata de uma fraude. 

$$caption$$

A EDP está a enviar mensagens para os telemóveis dos clientes com os dados necessários para pagar valores em dívida?

A resposta é não. “O SMS em causa não foi enviado pela edp Comercial, sendo uma tentativa de fraude que nos é alheia e que repudiamos. Esta é uma prática, aliás, que tem afetado várias empresas e setores da economia nacional”, garantiu ao Polígrafo fonte da EDP Comercial.

A empresa sublinha igualmente que, “nas interações com clientes, não são utilizados quaisquer dados pessoais detidos pela edp Comercial. A empresa suspeita que os contactos utilizados para chegar às pessoas sejam gerados de forma aleatória e/ou sequencial”. 

De acordo com a mesma fonte, a companhia de eletricidade envia a fatura a partir do endereço  faturaedp@edp.pt  e os avisos de Divida/Corte são enviados através do email  no-reply.fatura@edp.pt . Caso seja realmente preciso enviar um SMS, estes têm como remetente “EDPC" e não “EDP”.

A companhia de eletricidade envia a fatura a partir do endereço faturaedp@edp.pt e os avisos de Divida/Corte são enviados através do email no-reply.fatura@edp.pt. Caso seja realmente preciso enviar um SMS, estes têm como remetente “EDPC" e não “EDP”.

Na resposta ao Polígrafo, é ainda explicado que as referências multibanco utilizadas na mensagem não são da empresa: "As entidades financeiras utilizadas pela EDP Comercial nas suas referências multibanco são: 12223/20174/21196/23013/21523/10565/21262/20404".

Caso suspeite da validade de uma comunicação, “o cliente deverá contactar a linha de atendimento (808 53 53 53) ou outro canal da edp Comercial”.

A mesma fonte garante que “este tema é uma prioridade para a edp Comercial, que tem desenvolvido um conjunto de iniciativas para endereçar estes crimes e para alertar os clientes, que podem ser lesados por práticas que são totalmente alheias à edp Comercial” - informação que disponibilizou na secção de “Apoio ao Cliente” do seu site. 

______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

PIMENTA NA LÍNGUA

Publicado por: Poligrafo