Covid-19: Espanha quer pedir uma última extensão do Estado de Emergência até ao final de Junho

O governo espanhol pretende solicitar a sexta e última prorrogação do Estado de Emergência no país, até ao final do mês de Junho. O anúncio foi feito esta terça-feira pela vice-presidente do executivo, Carmen Calvo, durante uma reunião da Comissão da Câmara dos Deputados.

O governo espanhol pretende solicitar a sexta e última prorrogação do Estado de Emergência no país, até ao final do mês de Junho. O anúncio foi feito esta terça-feira pela vice-presidente do executivo, Carmen Calvo, durante uma reunião da Comissão da Câmara dos Deputados, avança o ‘elEconomista’.

«O nosso país vai deixar de estar brevemente em Estado de Emergência. O governo está actualmente a considerar, se houver uma maioria suficiente para fazê-lo, uma última prorrogação do regime, que nos permita terminar o que chamamos de descalcificação, para cobrir a última fase», revelou a responsável.

Carmen Calvo explicou ainda que esta decisão tem por base «os critérios dos especialistas, com o principal objectivo de poder sair de uma situação que já teve muitos pontos altos», referiu.

A última extensão do Estado de Emergência aprovado pelo Congresso dos Deputados termina a 7 de Junho. O executivo queria já na altura que o regime fosse prolongado durante mais tempo, até ao fim do mesmo mês, contudo acabou por concordar em limitá-lo a apenas mais 15 dias, a pedido dos cidadãos.

Para cumprir a previsão de que, até ao final de Junho, todos os territórios concluam a última etapa, que o governo classifica como «descalcificação», será necessário que as áreas mais atrasadas, nomeadamente Madrid e Barcelona (que ainda se encontram na fase 1 do desconfinamento), avancem mais rápido do que o esperado, não cumprindo os 14 dias inicialmente planeados entre cada fase, caso contrário, a saída do Estado de Emergência não deve acontecer antes do mês de Julho, segundo o jornal espanhol.

De recordar que o Estado de Emergência em Espanha já foi prolongado quatro vezes. Decretado pela primeira vez a 14 de Março, esta excepção à normalidade permitiu ao Governo recuperar o controlo de poderes num país altamente descentralizado e limitar a circulação de pessoas, tendo sido considerado um dos mais rigorosos confinamentos do mundo.

O último estado de emergência, antes deste que vigora actualmente, foi decretado a 16 de Maio e deveria terminar a 24 do mesmo mês, contudo Sanchez já tinha manifestado a intenção de prolongar o regime até Junho, dizendo na altura que «este deverá ser o último estado de emergência e estará activo até ao final do desconfinamento», uma declaração que se sabe agora, não corresponde à realidade.

Publicado por: Executive Digest