5d28419b81e9c87d36ff1fb1

Meia tonelada de cocaína apreendida num veleiro nos Açores

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu meia tonelada de cocaína num veleiro, nos Açores, e deteve dois homens de nacionalidade estrangeira, no âmbito da operação “Tiphon”, de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima.

Meia tonelada de cocaína apreendida num veleiro nos Açores

Em comunicado, a PJ adianta que a operação desenvolveu-se durante dois dias na região Autónoma dos Açores e foi executada pelo departamento de investigação criminal de Ponta Delgada e Unidade de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

Durante a operação foi detetada “uma embarcação de recreio do tipo veleiro, suspeita de estar a ser utilizada no transporte de cocaína, entre a América do Sul e a Europa”.

“A embarcação em causa, com bandeira de país estrangeiro, entrou na baía da Praia da Vitória, ilha Terceira, onde veio a ser intercetada e alvo de busca, em cumprimento de mandado judicial”, refere a PJ.

No decurso da operação, as autoridades detetaram duas áreas distintas, especialmente reconfigurados na estrutura da embarcação, para o transporte de estupefacientes.

No interior de compartimentos, as autoridades detetaram uma quantidade de placas de cocaína, com o peso bruto aproximado de 500 quilos que foi apreendida bem como uma pistola “e outros elementos de prova”.

Os dois detidos, de 41 e 53 anos, foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório tendo-lhes sido aplica a prisão preventiva.

A investigação contou com apoio de elementos da Polícia Marítima na Praia da Vitória, ilha Terceira, e do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, e das autoridades holandesas e espanholas.

Publicado por: 24

pair up!
Fechar Voltar