5c5972986d25c905d92f88f4

Russo esculpe com grande pormenor em pontas de lápis de grafite

Do trono da série “A Guerra dos Tronos”, à icónica Torre Eiffel ou a alguns dos símbolos máximos do nosso mundo digital, nada parece obstar a que o criador russo Salavat Fidai crie as suas esculturas. Isto considerando que nenhuma das suas peças excede os 5 mm e que a matéria-prima base seja a ponta dos lápis de grafite.

Russo esculpe com grande pormenor em pontas de lápis de grafite

Vamos pensar pequeno. Tão pequeno que um dos símbolos máximos da arquitetura em ferro do século XIX, a francesa Torre Eiffel, é reduzida à dimensão da cabeça de um pau de fósforo. É assim que pensa e atua o artista russo Salavat Fidai. Fotógrafo e pintor, Fidai é também um escultor com uma obsessão, esculpir tão pequeno quanto lhe permitem as ferramentas e os métodos de miniaturização.

A matéria-prima base para as criações de Salavat encontram-se dentro do estojo de todas as crianças, os lápis de grafite. É na ponta do lápis, na grafite suave que normalmente aparamos, que o russo exprime a sua arte. Personagens do cinema, nomeadamente da ficção científica e fantasia, mas também alguns ícones da arquitetura mundial, estão entre as preferências de um homem que, durante 25 anos, dedicou a sua vida à advocacia.

Um percurso que mudaria em 2013 quando Salavat Fidai, passou a dedicar-se a tempo inteiro à fotografia e pintura. A partir de 2014 o criador inicia um conjunto de trabalhos na frágil matéria-prima no âmago de todos os lápis.

Para produzir uma das suas peças, cuja dimensão varia entre os 0,5 mm e os 5 mm. Fidai despende entre seis a 12 horas, podendo, no caso dos modelos mais complexos, levar até três dias a concluir uma obra. Um trabalho que pode ficar comprometido em qualquer uma das fases de produção. Basta um engano para a frágil grafite quebrar.

Nas suas produções o artista russo usa, somente, uma faca que concebeu artesanalmente e um microscópio.

Publicado por: Lifestyle

pair up!
Fechar Voltar