5b463d0c1c891cd845d6f081

Respostas Rápidas: o que está em causa na investigação aos Hells Angels?

Conotados com a extrema-direita, com o trafico de armas e de drogas e com ações violentas muitas vezes sem uma explicação clara, os Hells Angels são um fenómeno que pode ter ligações ao desporto e à cinzenta área da segurança noturna.

Respostas Rápidas: o que está em causa na investigação aos Hells Angels?

Quando foram criados os Hells Angels?

Foram criados em 16 de março de 1948 por veteranos da Segunda Guerra Mundial, em Fontana, Califórnia, e rapidamente ganharam a fama de serem desordeiros sem ocupação definida. O pendor grupal dos que se lhe foram juntando – quase sempre ‘deserdados da sorte’ marginais à sociedade – promoveu a formação de grupos ‘irmãos’ que se espalharam por todos os Estados Unidos e também no Canadá. Em pouco tempo, foram considerados um sindicato de crime organizado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Mas o seu lado icónico, livre e fraterno permitiu-lhes uma aproximação à contracultura artística e musical norte-americana ao longo das décadas de 1950, 1960 e 1970. O filme de 1966 ‘The Wild Angels’, de Roger Corman e com Peter Fonda no papel principal, ‘produziu-lhes’ uma iconografia atraente para todos os rebeldes do mundo.

 

Desde quando é que a PJ está a investigar o ‘braço’ português dos Hells Angels?

Desde 2016, segundo a própria Polícia Judiciária (PJ), que esta quarta-feira se muniu com cerca de uma centena de mandados de busca contra elementos do grupo. A operação, da responsabilidade do Departamento Central de Investigação Criminal (DCIAP) decorre de norte a sul do país – Porto, Lisboa, Almada, Setúbal e Faro – e está a ser coordenada pela Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da PJ. Segundo se crê, o grupo português, organizado como tal, surgiu em 2002 e foi ‘apadrinhado’ pelos seus semelhantes europeus. Têm cinco motoclubes em Portugal: Lisboa, Cascais, Margem Sul, Porto e Algarve.

 

Já houve problemas com a ‘fação’ portuguesa?

Para além de inúmeras rixas, confrontos e ajustes de contas – que a PJ terá monitorizado – em julho de 2005, um grupo sequestrou e espancou um ex-membro na sua casa. A vítima foi obrigada a assinar documentos que cediam os direitos do domínio da internet usado pelos Hells Angels e ficou sem uma mota Harley Davidson – um dos ícones mais perenes do grupo. Em setembro de 2009, um motard alemão membro dos Hells Angels foi detido no Algarve, onde estava escondido e extraditado. Em 2013, membros dos Hells Angels atacaram elementos das forças de segurança que participavam na Concentração de Motos de Faro. Em setembro de 2014, mais de 20 alegados Hells Angels tentaram invadir a discoteca Dock’s Club, em Lisboa – estavam armados com facas, ferros e paus e atuaram por vingança.

 

Estão identificados como perigosos?

Estes grupos motard são considerados uma ameaça e uma prioridade em 17 Estados-membros da União Europeia, segundo a Europol: Hells Angels, Bandidos (grupo que em Portugal tem ligações a Mário Machado, conhecido como o ‘cérebro’ dos Hammerskins e fundador do movimento Nova Ordem Social) ou os Outlaws estão identificados em diversos países.

 

Como decorreu a operação?

Cerca de 450 inspetores foram envolvidos na megaoperação. Em causa estão principalmente crimes de associação criminosa, tentativas de homicídio e ofensas à integridade física graves. A PJ deteve 56 homens, quatro deles em flagrante delito. Entre os detidos estão cinco cidadãos estrangeiros, da Alemanha e da Finlândia, e vários elementos de segurança privada.

Publicado por: Jornal Económico

pair up!
Fechar Voltar