Há uma nova ponte entre Macau e Hong Kong. Mas só quem trabalha em Hong Kong pode lá passar

Os residentes permanentes de Macau, que pretendam adquirir uma quota para circular com um automóvel ligeiro na nova ponte Hong Kong-Zuhai-Macau, têm de ter ligações de trabalho com Hong Kong, foi hoje anunciado.

De acordo com o Boletim Oficial, as quotas para circular na maior ponte marítima do mundo destinam-se a residentes permanentes, com emprego remunerado ou uma “empresa registada em seu nome”, em Hong Kong.

Das 600 quotas disponíveis para Macau, metade destinam-se a particulares e a outra parte a entidades comerciais.

Em relação às entidades comerciais, a Direção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) de Macau explicou que “a empresa requerente tem de estar registada em Macau e possuir mais de 50% das ações da sua empresa filial em Hong Kong”.

Em janeiro tinha sido anunciado que Macau vai ter direito a 600 quotas para veículos locais circularem entre a cidade e Hong Kong, através desta nova ponte que vai ligar os dois territórios e Zhuhai. Desconhece-se ainda a data de inauguração.

“Todos os condutores indicados devem ser residentes permanentes da Região Administrativa de Macau (RAEM) e titulares da carta de condução para automóveis ligeiros de passageiros da RAEM”, esclareceram as autoridades.

Na segunda-feira, o Governo de Macau tinha anunciado que a aquisição de uma quota para circular com um automóvel ligeiro na nova ponte Hong Kong-Zuhai-Macau vai custar 3.100 euros por ano.

A “atribuição de quota regular de automóveis ligeiros de passageiros de serviço particular registados em Macau, pelo período de um ano” vai ter o valor de 30 mil patacas (3.100 euros).

As atribuições destas quotas vão ser feitas através de um sorteio e os residentes que se inscrevam vão despender cerca de 50 euros.

Os 600 contemplados vão ser anunciados no dia 29 de junho de 2018.

O volume diário de tráfego na ponte deverá atingir os 29.100 veículos, em 2030, indicou a DSAT, em maio.

De acordo com os mesmos serviços, as regiões administrativas especiais já chegaram a um consenso sobre as quotas de autocarros, veículos de aluguer e veículos particulares que pretendem fazer viagens interurbanas: Hong Kong tem direito a 34, Macau a 16.

A ponte vai reduzir o tempo de viagem entre Hong Kong e Zhuhai, província adjacente a Macau, de três horas para apenas 30 minutos, aumentando a integração das três cidades do Delta do Rio das Pérolas.

A estrutura principal mede 29,6 quilómetros, com uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, numa extensão total de 55 quilómetros.

Publicado por: 24