5aa7cb18b9b27a944c8ff594

EUA. Trump afasta Rex Tillerson da diplomacia. O diretor da CIA será o substituto

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje a saída da administração do secretário de Estado, Rex Tillerson, indicando que escolheu o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, para assumir a pasta da diplomacia norte-americana.

EUA. Trump afasta Rex Tillerson da diplomacia. O diretor da CIA será o substituto

O presidente norte-americano, Donald Trump, substituirá Tillerson (à esquerda na imagem) por Mike Pompeo, até agora diretor da CIA, as secretas dos Estados Unidos. O anúncio de Trump foi feito através da rede social Twitter.

Trump vai também nomear Gina Haspel como diretora da CIA. Haspel será, então, a primeira mulher a chefiar a CIA, sucedendo a Pompeo.

Na rede social Twitter, o presidente dos Estados Unidos afirma que Pompeo "vai fazer um trabalho fantástico", agradecendo a Tillerson pelo tempo que esteve no lugar.

A saída de Tillerson é uma das maiores mudanças na equipa do presidente norte-americano. Nos últimos meses, as relações entre Trump e o ex-patrão da ExxonMobil têm estado tensas.

Um alto funcionário norte-americano, citado pela agência France-Presse, diz que Trump decidiu fazer mudanças na administração antes das negociações com a Coreia do Norte. Essa reunião entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un ainda não tem lugar ou data confirmadas.

Tillerson fazia parte das escolhas iniciais de Trump para a administração dos Estados Unidos. Assumiu a secretaria de Estado no início de 2017. O até agora responsável pela diplomacia norte-americana está numa viagem por África.

Pompeo é um antigo congressista do Partido Republicano (o partido de Donald Trump). É visto como mais próximo de Trump do que Tillerson.

Publicado por: 24

pair up!
Fechar Voltar