Ministério da Educação tenta travar greve com a Fenprof

Os compromissos pedidos pela Fenprof ao ministério dizem respeito a horários de trabalho, à vinculação laboral, à aposentação, à evolução das carreiras, à gestão das escolas e à "descentralização".
O Ministério da Educação (ME) continua a tentar evitar uma greve dos professores, oferecendo novas propostas ao sindicato, de acordo com o Diário de Notícias. Na semana passada, o ministério enviou à Fenprof um documento com propostas, incluindo a realização de uma nova vinculação extraordinária no próximo ano letivo e  intervalos dos docentes do 1.º ciclo do ensino básico na componente letiva, mas o sindicado criticou o documento e quer reunir-se com o Governo.

O objetivo será tentar evitar a greve agendada para esta quarta-feira, no mesmo dia para que estão marcados três exames nacionais, segundo o DN. Apesar disso, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, pede uma reunião urgente com o ministério de Tiago Brandão Rodrigues para esta segunda-feira, dia em que mais de 260 mil alunos realizam provas de Português e Filosofia.

"O documento não acrescenta absolutamente nada ao que o governante afirmara na reunião de 6 de junho. Recorda-se que foi na sequência dessa reunião que a Fenprof decidiu convocar a greve do próximo dia 21 de junho", reagiu a federação dos professores em comunicado, citado pelo DN. "Tendo em conta que o ME, no final do documento, se afirma disponível para dialogar, a Fenprof pretende, com a reunião solicitada, levar o ministro Tiago Brandão Rodrigues a assumir compromissos".

Os compromissos pedidos pela Fenprof ao ministério dizem respeito a horários de trabalho, à vinculação laboral, à aposentação, à evolução das carreiras, à gestão das escolas e à "descentralização", segundo o comunidado.

Publicado por: Jornal Económico