59478ab1774e3c37776bd849

Óleo de coco é tão prejudicial para a saúde como gorduras animais

Apesar de ser promovido como uma opção saudável, o óleo de coco tem o mesmo efeito nocivo para a saúde que a gordura animal e a manteiga, segundo um relatório recém-publicado pela Associação Cardíaca Americana.

Óleo de coco é tão prejudicial para a saúde como gorduras animais
Por também ser composto por gorduras saturadas, o óleo de coco pode aumentar o chamado colesterol "mau", o LDL, explicam os investigadores.

De acordo com a associação americana, 82% da gordura no óleo de coco é saturada. Esta percentagem é maior do que a da manteiga (63%), da gordura bovina (50%) e da banha de porco (39%). "Como o óleo de coco aumenta o colesterol LDL, uma das principais causas das doenças cardiovasculares, e não tem efeitos favoráveis que compensem isso, advertimos contra o seu consumo", conclui o relatório da Associação Cardíaca Americana, citado pela BBC.

O instituto afirma que as pessoas devem limitar a quantidade de gorduras saturadas que consomem, substituindo algumas por óleos vegetais não saturados - como o azeite e o óleo de girassol. As gorduras animais, como a banha de porco, são geralmente vistas como nocivas, enquanto os óleos vegetais não saturados, como o azeite, são apontados como opções mais saudáveis.

No entanto, vários especialistas defendem que a gordura ainda é parte essencial de uma dieta equilibrada e saudável - ou seja, não deve ser totalmente eliminada da alimentação. A gordura é fonte de ácidos gordos essenciais e ajuda o corpo a absorver as vitaminas A, D e E.

"Comer bem, para a saúde do coração, não significa apenas reduzir a gordura, mas diminuir tipos específicos de gordura e pensar em bons substitutos - gorduras não saturadas e cereais integrais, em vez de açúcar refinado e hidratos de carbono", comenta Victoria Taylor, da Fundação Cardíaca Britânica. "Qualquer mudança deve ser avaliada no contexto da dieta como um todo. A dieta mediterrânea tradicional traz benefícios para uma série de fatores de risco de doenças cardíacas, não apenas os níveis de colesterol", acrescenta Taylor.

"Recomendamos substituir as gorduras saturadas na dieta por gorduras não saturadas - usando óleos em vez de manteiga e escolhendo alimentos como abacate, peixes oleosos, nozes e sementes em vez de alimentos ricos em gorduras saturadas, como bolos, biscoitos, chocolate e carne gordurosa", completa.

Veja ainda: Estas são as 10 regras da dieta mediterrânica (que tem de cumprir)

]]>

Publicado por: Lifestyle

pair up!
Fechar Voltar