Alameda dos Oceanos, em Lisboa, irá ter ciclovias em toda a extensão e uma via em cada sentido

A Alameda dos Oceanos, na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, irá ter uma via de trânsito em cada sentido e ciclovias em toda a sua extensão, medidas que a Câmara Municipal espera que tragam segurança àquela zona.

"Aquilo que vai acontecer na Alameda dos Oceanos são essencialmente medidas relacionadas com segurança, dando prioridade ao peão e a quem tem dificuldades de mobilidade", disse à Lusa a diretora Municipal de Mobilidade e Transportes, Fátima Madureira.

A responsável apontou que esta zona "tem um problema grave de atravessamento", sendo muito usada para entrar na cidade.

Por isso, a Câmara identificou "algumas zonas onde acontecem mais acidentes" e irá fazer uma intervenção na zona norte da Alameda dos Oceanos, por forma a instituir medidas como a elevação das passadeiras e a sua iluminação quando os peões de aproximam.

"O nosso objetivo é responder a uma solicitação da Junta de Freguesia, que trabalhou neste projeto connosco", referiu Fátima Madureira.

Aquela via da cidade, que sofreu recentemente intervenções e já conta com pista ciclável em alguns troços, irá entrar em obras durante quatro meses, mas ainda sem data prevista para o início dos trabalhos.

"A nossa proposta era fazer a obra no verão, mas ainda estamos a analisar integrar algumas das propostas que foram apresentadas na sessão pública" de quinta-feira, o que "poderá atrasar" o início dos trabalhos, observou a diretora municipal.

Estes trabalhos incluem dar continuidade à ciclovia já existente, por forma a que "toda a Alameda tenha uma pista ciclável", afirmou Fátima Madureira.

"A nossa proposta passa pela criação de duas pistas clicáveis, uma de norte para sul e outra de sul para norte, que vão unir os bocadinhos que estão nas pontas da Alameda e integrá-la na rede global da cidade", explicou, em declarações à agência Lusa.

Quanto ao tráfego automóvel, irá fazer-se "apenas com uma via em cada sentido, sem contar com as laterais de estacionamento".

Outra das mudanças com vista ao aumento da segurança passa pelas ruas transversais à Alameda dos Oceanos, "que passam a ser zonas 30", o que não se aplicará à alameda, onde será possível continuar a circular a 50 quilómetros por hora. Com isto, a Câmara de Lisboa pretende que o Parque das Nações seja preferencialmente "uma zona de passeio".

A par destas medidas na Alameda dos Oceanos, a Câmara quer também "melhorar a eficácia da Avenida D. João II".

Publicado por: SAPO24