5fba6ee25615e545a1c53855

Dez manifestantes detidos na Bielorrússia em novo protesto contra Lukashenko

Algumas dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se hoje em vários bairros de Minsk, capital da Bielorrússia, gritando "Viva a Bielorrússia!" e agitando bandeiras vermelhas e brancas, as cores da oposição.

Dez manifestantes detidos na Bielorrússia em novo protesto contra Lukashenko

Dez pessoas foram detidas numa manifestação da oposição bielorrussa que voltou hoje a manifestar-se contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, alvo de uma contestação sem precedentes depois de uma controversa reeleição em agosto.

Algumas dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se hoje em vários bairros de Minsk, capital da Bielorrússia, gritando "Viva a Bielorrússia!" e agitando bandeiras vermelhas e brancas, as cores da oposição, segundo testemunhou um jornalista da AFP.

Agentes da polícia, assim como vários veículos blindados e canhões de água, foram enviados para Minsk antes do arranque da manifestação, pelas 10:00.

Uma dezena de manifestantes foi detida pela polícia, segundo o centro Viasna de defesa dos direitos humanos.

Nas redes sociais foram relatados confrontos com a polícia anti-motim, e publicados vídeos que apoiam os relatos.

Svetlana Tikhanovskaïa, figura destacada da oposição, em exílio na Lituânia, saudou a manifestação de hoje como um novo passo em direção a uma "Bielorrússia livre e justa", numa mensagem de apoio aos manifestantes publicada no sábado à noite na aplicação de mensagens Telegram.

"Não poderemos transformar um país numa prisão, se ninguém tiver medo dos carcereiros", disse.

Publicado por: Jornal i

pair up!
Fechar Voltar