Férias: 12 parques de campismo em Portugal e Espanha

Atravessámos parte de Portugal e de Espanha para acampar. REPORTAGEM, FOTOS, MAPA INTERACTIVO, PREÇOS, SERVIÇOS, O MELHOR E O PIOR DE CADA PARQUE

A Península Ibérica está cheia de tesouros naturais. Nos últimos anos, muitos parques de campismo têm procurado renovar-se e acompanhar as tendências mundiais e as novas exigências dos clientes. Se a beleza das paisagens continua a ser o elemento mais importante na escolha, os serviços e as infraestruturas devem, cada vez mais, corresponder a padrões elevados.

Os equipamentos estão hoje também mais baratos e fáceis de montar, como acontece com as tendas "2 seconds" em que basta abrir a embalagem para ganharem forma. E, em caso de falta de jeito, nos parques há sempre a ajuda de alguém que trata os campistas pelo nome, conhece cada pedaço de terreno e, num ápice, salta entre a receção e o balneário para substituir uma lâmpada. Depois da localização, são estas pessoas que fazem a diferença, atraindo, ano após ano, os mesmos clientes.

Dormir num parque de campismo não tem de ser uma opção imposta por um orçamento curto, mas é obrigatório gostar muito de estar no meio do campo, de adormecer ao som do piar dos mochos, e de não se importar de travar uma batalha para manter a comida a salvo da bicharada.José e Rita Ferreira, de 37 e 35 anos, que encontrámos no Parque de Campismo Ria Formosa, em Cabanas de Tavira, acampam desde a adolescência. E a opção, que começou por ser feita com base em orçamentos reduzidos, é agora tomada na procura da natureza. "Aqui, a dinâmica familiar muda", conta a mãe de João, 8 anos, e Margarida, 2. "Não há televisão, inventamos brincadeiras novas e as crianças podem andar à vontade, em segurança."

Para quem gosta desta proximidade com o campo, mas não quer prescindir do conforto de um bom colchão e de uma casa de banho privada, os parques têm vindo a criar zonas cada vez maiores de bungalows, autocaravanas e até tipis. Em Espanha, às portas da aldeia andaluza de El Rocío, encontrámos "bungalows jovens", para dez pessoas. Em Vale de Góis, Pedrógão Grande, uns minúsculos tipis foram montados com vista privilegiada para o rio. A noite traz-nos os reflexos da Lua e as vozes dos animais que se aproximam quase sem medo, numa partilha impossível de obter entre o betão das cidades.

Clique no título, a vermelho, para ler REPORTAGENS e ver as GALERIAS DE FOTOS:

NORTE E GALIZA: Amor e uma tenda

Dias tranquilos com passagem pelo único parque nacional e pelas zonas protegidas de Sanábria, em Zamora, ou pelas ilhas ciès, na Galiza

CENTRO: Entre fragas e esquilos

Do surf à serra, eis quatro parques onde a natureza faz parte do pacote

SUL: Refúgios de praia

Da Costa Vicentina à Andaluzia, com uma passagem pela ria Formosa. Sempre de pé na areia

MAPA INTERATIVO


Para conhecer as informações relativas a cada parque de campismo clique nos símbolos do mapa. Navegue fazendo zoom in e zoom out ou arrastando a imagem.

Publicado por: Visão Viagens