5dd45b72f3cd2d02976c8063

O 'adeus' a Pochettino no Tottenham: O percurso, o sucesso e o futuro

Já há um treinador apontado aos 'Spurs' e é português. Por outro lado, o futuro de Pochettino pode passar por Espanha.

O 'adeus' a Pochettino no Tottenham: O percurso, o sucesso e o futuro

Mauricio Pochettino foi hoje despedido do comando técnico do Tottenham devido aos “resultados domésticos dececionantes no final da última época e início desta temporada”, anunciou hoje o clube de futebol na sua página oficial.

“Estivemos muito relutantes em relação a esta mudança e não é uma decisão que a direção tenha tomado de ânimo leve, ou de forma apressada”, disse Daniel Levy, presidente dos ‘spurs’, agradecendo ainda a Pochettino pela “forma como lidou com os tempos difíceis”.

O percurso até aos 'Spurs'

O técnico argentino chegou a White Hart Lane em 2014 para substituir Tim Sherwood após guiar o Southampton à sua melhor classificação de sempre no campeonato - um oitavo lugar – e ter lançado alguns jogadores que se destacaram durante a época, como Luke Shaw, Adam Lallana, James Ward-Prowse e Calum Chambers.

Pochettino esteve uma época e meia no Southampton, depois de ter iniciado a carreira de treinador no Espanyol, da liga espanhola, no qual, após uma experiência de dois jogos como interino em 2008/09, permaneceu duas temporadas e meia como técnico principal.

Como jogador, Pochettino distribuiu a sua carreira por Newell’s Old Boys (1988-1994), Espanyol (1994-2000 e 2004-2006), PSG (2001-2003) e Bordéus (2003).

Os melhores momentos

O principal momento de Mauricio Pochettino no comando do Tottenham chegou no final da época passada, quando levou os 'Spurs' à primeira final da Liga dos Campeões. O Liverpool acabou por ser o grande vencedor, mas Pochettino conseguiu levar o Tottenham a uma 'viagem no tempo'.  Há 30 anos que os 'Spurs' não iam a uma final europeia. Em 1983/84, os ingleses superaram os belgas do Anderlecht na final da Taça UEFA.

Outro dos pontos altos da passagem de Pochettino pelo Tottenham foi a época 2016/2017. Além do segundo lugar da liga inglesa, os 'Spurs' conseguiram ainda à meia-final da Taça de Inglaterra. Na época seguinte, o Tottenham voltou às meias-finais da Taça de Inglaterra, mas nesse ano ficou pelo terceiro lugar da Premier League.

O sucesso de Mauricio Pochettino como treinador do Tottenham levantou as expetativas no clube inglês até ao máximo, o que levou também à sua saída quando os resultados deixaram de ser positivos.

... E os piores

O treinador argentino não resistiu ao mau arranque de temporada do Spurs. O Tottenham já foi eliminado da Taça da Liga inglesa e em 22 jogos esta época soma nove empates, seis derrotas e apenas sete vitórias.

No último jogo para a Premier League, o Tottenham somou o quinto jogo consecutivo sem vencer, com os ‘spurs’ a empatarem em casa com o Sheffield United (1-1). A equipa diz assim 'adeus' a Maurício Pochettino bem longe do desempenho das últimas épocas, nas quais andou sempre em lugares cimeiros, e ocupa, após 12 jogos, um ‘estranho’ 14.º lugar, a 20 pontos do líder Liverpool.

Mas, os primeiros rumores de uma eventual saída de Mauricio Pochettino surgiram no início do passado mês de outubro quando o Tottenham sofreu sete golos do Bayern de Munique na segunda jornada do grupo B da Liga dos Campeões.

Com a humilhante derrota em casa, o Tottenham passou a ser o único emblema inglês a sofrer sete ou mais golos em apenas um jogo nas provas de clubes da UEFA. O recorde negativo neste aspeto pertence precisamente ao... Tottenham, quando perderam por 8-0 com os alemães do Colónia em 1995, para a extinta Taça Intertoto.

Os 7-2 são também a pior derrota de um clube inglês em casa nas provas da UEFA. Foi também a primeira vez que os 'spurs' sofreram sete golos em casa em qualquer prova de futebol.

Na altura, Pochettino lembrou que "no futebol, isto pode acontecer. Todos os remates à baliza entraram. (…) É duro e tens de ser forte, e continuar. Estar unidos, ajudar-nos uns aos outros e estar todos juntos."

No entanto, o mau momento do Tottenham já tinha começado no final de setembro com a eliminação da Taça da Liga Inglesa.

Nos encontros da terceira eliminatória, a grande surpresa aconteceu em Colchester, com a equipa da ‘League Two’ (quarto escalão inglês) a superar o Tottenham, através do desempate por grandes penalidades, depois de um nulo nos 90 minutos.

O futuro

O lugar de Pochettino ainda está quente, mas já se apontam sucessores para o comando técnico do Tottenham, da mesma forma que já se especula qual será o novo desafio do argentino.

O principal nome apontado pela imprensa internacional para o Tottenham é José Mourinho. O treinador português está sem clube desde que deixou o Manchester United, em dezembro de 2018, e tem sido apontado ao Arsenal, mas com a saída de Pochettino o 'Special One' pode 'desviar-se'.

Já o futuro de Pochettino pode passar por um regresso à liga espanhola. Questionado sobre essa possibilidade, ainda antes do despedimento, o argentino admitiu que seria uma opção.

"Sim, embora nunca se saiba. Somos latinos, gosto desta cidade, LaLiga e amo este clube [Espanhol]. Estou a gostar muito de Inglaterra, mas gostava de voltar a Espanha, não sei quando nem onde", disse Mauricio Pochettino.

Publicado por: Desporto

pair up!
Fechar Voltar